quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Trem do Samba homenageia Dona Ivone Lara e traz programação variada

Trem do Samba chega a sua 19ª edição no dia 6 de dezembro, celebrando a música e a sua história com shows e rodas realizadas da Estação Central do Brasil a Oswaldo Cruz em 36 vagões. Este ano, a grande homenageada é a sambista Dona Ivone Lara - que promete agitar um dos palcos do evento.
Nelson Sargento, Noca da Portela, Tantinho da Mangueira, Hamilton de Holanda, Dorina, as Velhas Guardas da Portela, Mangueira, Vila Isabel, Salgueiro e Império Serrano, entre muitos outros, também agitam o público com shows de primeira. O evento conta ainda com várias rodas de samba e cinco trens com diversas atrações.
Criado para comemorar o Dia Nacional do Samba, festejado anualmente dia 2 de dezembro, o Trem do Samba resgata uma tradição do século passado. Paulo da Portela, um dos fundadores da agremiação, realizava este trajeto de trem. Fugindo da repressão policial, o sambista aproveitava o espaço do vagão como uma espécie de sede móvel da escola.
Outro sambista chamado Marquinhos de Oswaldo Cruz também começou a percorrer o caminho do centro ao subúrbio do Rio, cantando e contando histórias de sua comunidade. Após fazer esta viagem no dia Nacional do Samba, nasce a ideia do "Trem do Samba". Hoje, o evento idealizado por Marquinhos - que também integra a programação - arrasta mais de 100 mil pessoas ao subúrbio carioca.
Além das apresentações nos vagões, a programação conta com atrações em diversos pontos de Oswaldo Cruz. Os shows têm início às 19h e as rodas às 20h. Para entrar no trem, o público deve trocar 1kg de alimento não perecível na Estação Central do Brasil, a partir das 12h do dia 6 de dezembro, por um ingresso.(Catraca/Redação)

Nenhum comentário: