terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Hubble fotografa morte de estrela semelhante ao Sol


O Sol terá um destino muito parecido ao de NGC 2440, dentro de 5 bilhões de anos

WASHINGTON - Uma imagem obtida recentemente pelo Telescópio Espacial Hubble mostra os estertores de uma estrela semelhante ao Sol. O astro está pondo fim à sua existência, ao expelir suas camadas externas de gás, que formam uma espécie de casulo ao redor do núcleo remanescente da estrela. Luz ultravioleta do astro moribundo faz com que o material brilhe. A estrela esgotada, chamada anã branca, é o ponto branco no centro da imagem. O Sol terá um destino muito parecido, dentro de 5 bilhões de anos.

A Via-Láctea está repleta de restos ejetados por estrelas, chamados nebulosas planetárias. Esses objetos não têm nada a ver com planetas, mas receberam o nome porque, quando observados pelos telescópios dos séculos 18 e 19, pareciam semelhantes aos planetas Urano e Netuno.

A nebulosa planetária captada pelo Hubble chama-se NGC 2440. A anã branca em seu centro é uma das mais quentes conhecidas, com uma temperatura, na superfície, de mais de 20.000º C. A estrutura caótica da nebulosa sugere que a estrela eliminou massa em uma série de episódios separados. Em cada explosão, matéria foi emitida numa direção diferente.

O material expelido brilha com cores diferentes, por conta das diferentes composições, densidades e proximidade com o núcleo. O azul é emitido pelo hélio; o azul-esverdeado, oxigênio; e o vermelho, nitrogênio e hidrogênio.

Fonte: www.estadao.com.br

Nenhum comentário: