terça-feira, 29 de maio de 2007

Brasil pode ter trem-bala entre Rio e São Paulo

SÃO PAULO, 29 de maio de 2007 - A construção de um sistema de trem-bala que conectaria as principais cidades do Brasil, com um investimento de US$ 9 bilhões, poderá começar a partir de 2008, anunciou ontem um comunicado do Ministério dos Transportes. Até agosto deste ano, o governo planeja abrir concorrência para a construção de uma via de 403 quilômetros entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, se reunirá esta semana com representantes do Banco Internacional Europeu durante uma viagem que realizará a Itália. Segundo Dilma, a instituição está interessada em financiar o projeto.

As autoridades brasileiras já aprovaram a realização dos estudos de viabilidade para o sistema de alta velocidade e a agência de proteção ambiental Ibama analisa o impacto do projeto. Companhias brasileiras, sul-coreanas, italianas e francesas mostraram interesse na construção do sistema, que pode levar aproximadamente sete anos para entrar em operação. O trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo percorrerá em uma hora e meia a distância entre as duas cidades, se tornando uma forte concorrência à aviação local.

InvestNews

Nenhum comentário: