terça-feira, 23 de outubro de 2007

Convênio entre Exército, Cedae e prefeitura abastecerá Nilópolis

O Exército cedeu parte do terreno do Campo de Treinamento de Gericinó, na Zona Oeste, para construção de uma subadutora para abastecer Nilópolis e bairros cariocas vizinhos ao município da Baixada Fluminense. Ao todo, 150 mil pessoas serão beneficiadas. A obra custará R$ 10 milhões e deve ser iniciada em seis meses. O acordo foi assinado ontem com a Cedae e com a Prefeitura de Nilópolis.

O projeto prevê também um reservatório com capacidade para 12,5 milhões de litros de água e um tronco de distribuição. A obra deve durar um ano, segundo a estimativa da Cedae.

Em Nilópolis, os bairros atendidos serão Centro, Chatuba e Olinda.

- Tem um bairro chamado Cabral também - complementa Wagner Victer, presidente da Cedae, fazendo alusão ao sobrenome do governador Sérgio Cabral.

- Usaremos o dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para cobrir toda Nilópolis, que hoje fica na ponta de linha no sistema de abastecimento e sofre com a falta d'água. Isso não acontecerá com a subadutora - explica Victer.

A Cedae também começou ontem a testar um chip , colocado em caminhões-pipas, para liberação de água em suas bicas da Avenida Francisco Bicalho, no Centro, somente após a confirmação de pagamento. Sgundo Wagner Victer, a Cedae só vê pingar em seus cofres 5% do valor referente à venda do produto. Os outros 95% seriam, segundo ele, furtados por pipeiros.

- Esse é um projeto-piloto, com faturamento online, para evitar desvio de água. O nosso prejuízo é de 95%. De cada cem litros vendidos, só recebemos por cinco. O chip também vai garantir ao consumidor a procedência da nossa água. E até os donos de caminhão vão se beneficiar, porque tem motorista terceirizado que desvia água - disse Victer, que pretende levar a novidade para bicas da zonas Sul e Oeste.

(Jornal Extra)

Nenhum comentário: