terça-feira, 23 de outubro de 2007

Lagoa e Cristo unidos por um teleférico


Rio - Da Lagoa Rodrigo de Freitas ao Cristo Redentor, por um fio. A prefeitura licitará o serviço que pretende ligar os dois cartões-postais cariocas por teleférico, aos moldes do bondinho do Pão de Açúcar. O edital com as regras básicas para a elaboração do projeto — uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo e do Instituto Pereira Passos (IPP) — deverá ser publicado até o fim do mês. “Será uma nova atração turística, uma coisa grandiosa, que vai chamar a atenção do mundo inteiro”, garante o secretário de Turismo, Rubem Medina. A secretaria estima o custo de instalação em pelo menos US$ 40 milhões (cerca de R$ 73 milhões) gastos em etapas.

O tempo para início de pelo menos parte do serviço é de dois anos a partir da aprovação da concessão. O termo de referência para o edital, elaborado pelo IPP e sob avaliação do prefeito Cesar Maia, permite a construção de uma ou mais estações de desembarque intermediárias. Uma delas seria no Morro dos Cabritos.

As gôndolas partirão de uma das margens da Lagoa, a ser definida, e deverão ter capacidade para no mínimo seis pessoas, ser totalmente fechadas, com ventilação forçada, e adaptadas a portadores de deficiência, observa o IPP. Quem definirá o trajeto, as paradas e a tecnologia usada será a iniciativa privada, usando critérios de engenharia e economia.

Segundo a Secretaria de Turismo, a idéia surgiu de empreendedores, que procuraram o Município com propostas para a execução do serviço. Os recursos usados serão das próprias empresas, que serão remuneradas a partir das tarifas.

Por envolver áreas de proteção ambiental, o projeto precisará ser submetido a todos os estudos de impacto ambiental, o que deve prolongar o tempo de espera pela nova atração turística. As torres das diferentes estações deverão ser instaladas por helicóptero, “não havendo qualquer possibilidade de construção de estrada de acesso”, diz o termo de referência para o edital. Além disso, um plano de recuperação da área deverá ser apresentado junto com o projeto.Para a Secretaria Municipal de Turismo, o bondinho do Pão de Açúcar é prova de que um projeto de baixo impacto para o meio ambiente pode ser posto em prática.

(O Dia online)

Nenhum comentário: