sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Em dez meses, Detro apreende mais de 5 mil veículos irregulares

Nos últimos dez meses, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) apreendeu um total de 5.131 veículos irregulares que atuavam no Estado do Rio. O número, considerado recorde pelo órgão, é o resultado de operações realizadas diariamente, entre elas, as volantes, iniciadas em janeiro; "Estado Presente", desde fevereiro em 17 pontos fixos da Região Metropolitana e Interior; "Sou Legal e Daí?", iniciada há um mês em dez pontos do município do Rio e há uma semana em cinco pontos da cidade de São Gonçalo.

O auto de infração número 5 mil foi emitido, segundo divulgou o Detro, a um motorista de carro particular que realizava transporte de passageiros sem autorização. A caminhonete, do tipo H-100, foi flagrada pela fiscalização na Avenida Washington Luiz, no ponto fixo localizado na altura da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc).

Desde janeiro, os fiscais já retiraram de circulação 5.131 veículos. Deste total, 1.615 referem-se a vans "piratas", 827 a vans regulares, 638 a ônibus regulares (de empresas legalizadas), 483 a ônibus "piratas" e 1.568 a carros de passeio, Kombis e táxis realizando transporte de passageiros sem autorização.

Além disso, foram multados outros 3.517 veículos – 389 vans regulares, 867 vans "piratas", 427 ônibus regulares, 740 ônibus "piratas" e 1.094 Kombis, carros de passeio e táxis. Os números específicos de Niterói e São Gonçalo não foram divulgados.

O presidente do Detro, Rogério Onofre, afirmou que este é o resultado de um trabalho sério de enfrentamento àqueles que atuam à margem da lei.

"Esse resultado só foi possível graças à integração dos governos Municipal, Estadual e Federal que, somando esforços, estão dando uma resposta a quem insiste em pensar que o Rio de Janeiro é o paraíso do jeitinho e do não-cumprimento das leis", destacou Onofre.

Para o Sindicato dos Trabalhadores Autônomos do Transporte Alternativo (Sintral), o número de veículos apreendidos não representou surpresa. De acordo com o presidente da entidade, Guilherme Biserra, o sindicato estima que atualmente circulem 30 mil veículos irregulares no Estado do Rio.

(O Fluminense)

Nenhum comentário: