quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Niterói também sofre com a chuva

Chuva deixa ruas alagadas e trânsito engarrafado

O período de seca que ameaçou o abastecimento de água no Estado terminou ontem com muitos transtornos e prejuízos. Num só dia choveu o equivalente a 40 no Rio (210 milímetros) e o correspondente a todo o mês de outubro em Niterói (105,4 milímetros). No Rio, o trânsito virou um inferno com o desabamento de 5 mil toneladas de terra do Morro Cerro Corá, entre as duas galerias do Túnel Rebouças. Sair para o trabalho ou estudo se tornou um teste de paciência, com engarrafamentos de até três horas de duração.

A tempestade também castigou São Gonçalo e Itaboraí. Ruas alagaram, casas foram invadidas pela lama, levando embora sonhos e realizações de vários moradores.
Em Niterói, a população viveu um dia de muito tumulto. Bairros da Zona Sul e Região Oceânica foram os mais afetados. Em São Gonçalo, ruas e até o quartel do Corpo de Bombeiros ficaram alagados.

Os congestionamentos em Niterói não puderam ser evitados já que muitas ruas ficaram cobertas pelas águas. A chuva causou lentidão na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, Marquês de Paraná e Jansen de Mello, no Centro e na Alameda São Boaventura, no Fonseca. A água da chuva transformou ruas do Ingá, como a Paulo Alves, Presidente Pedreira e Visconde de Morais, num rio. Em Icaraí, foi quase impossível atravessar a Gavião Peixoto, Otávio Carneiro, Mariz e Barros e Cinco de Julho. Em Itaipu, o piso da Estrada Francisco da Cruz Nunes praticamente sumiu.

Para atravessar ruas e circular pelas calçadas, os pedestres pularam poças e até pagaram por "transporte". Daniel Souza, de 23 anos, entregador de uma farmácia, resolveu cobrar R$ 1 para atravessar pessoas em sua bicicleta, em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), no Centro, enquanto outros preferiram passar com a água na altura dos joelhos. A aposentada Thereza de Souza, de 70 anos, atravessava uma rua alagada quando pisou num buraco e caiu, machucando os joelhos. Ela contou com a solidariedade do morador de rua Leandro Ribeiro, de 28 anos, que a ajudou. Já os motoristas foram pegos de surpresa e tiveram que mudar seus itinerários para evitar os pontos mais alagados.

Durante o início da manhã, a Ponte Rio-Niterói apresentou trânsito congestionado por causa da chuva, principalmente nos acessos, por conta da interdição do Túnel Rebouças.

(O Fluminense)

Nenhum comentário: