segunda-feira, 23 de junho de 2008

Confusão e denúncia de fraude em concursos dos Correios e dos Bombeiros


RIO - Dois irmãos gêmeos trocaram de lugar na hora de realizar os exames físicos do concurso para o Corpo de Bombeiros, na manhã deste domingo. Um deles é professor de educação física e não estava inscrito na seleção. Ao final do teste, ele conseguiu ser aprovado no lugar do irmão. A trama, no entanto, foi descoberta por uma candidata que conheceu os dois antes da prova. Os gêmeos conseguiram fugir.

- Antes de iniciarem os testes, fiz amizade com uma menina que estava com o noivo e dois irmãos gêmeos. Conversamos por uma hora. Um deles ia fazer a prova abdominal e o outro disse que tinha vindo para dar apoio moral - relatou Flávia Amaral, candidata a técnica de enfermagem.

Segundo a Funrio, organizadora do concurso, o gêmeo inscrito na seleção será eliminado. Os dois poderão ainda responder por falsidade ideológica. O caso será investigado pela 22ª DP (Penha).

Além da fraude, os candidatos que estiveram no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), na Penha, viveram momentos de indignação e cansaço. Disputando cargos de nível médio e técnico, eles disseram que a Funrio desrespeitou pontos do edital, como contagens diferentes no cronômetro, pista de corrida inadequada e falta de assistência médica.

A candidata Gabriela Santos contou que também não constava das regras da seleção que o esforço nos testes físicos seria o mesmo para homens e mulheres.

A Funrio, por sua vez, informou que todos os exercícios realizados estavam previstos no edital.
Barrados na prova dos Correios

A indignação não ficou restrita aos aspirantes a Bombeiros. Em Bonsucesso, cerca de 60 pessoas não conseguiram fazer a prova dos Correios. Segundo eles, os fiscais da UniverCidade - onde o exame foi aplicado - fecharam os portões dois minutos antes das 8h, horário previsto pelo edital. (Candidata critica desorganização)

Indignados, eles foram até a 21ª DP (Bonsucesso) registrar queixa, mas foram aconselhados pelo delegado de plantão a procurar a Justiça e abrir uma ação coletiva.

- Tive dificuldades para sair de casa pois houve troca de tiros na comunidade onde moro, em Bangu. Cheguei aqui um pouco atrasada mas, ainda assim, dentro do horário. Eles fecharam o portão e não quiseram nem saber - disse Gisele Mendonça, que buscava uma vaga de operador de triagem e transbordo.

O concurso dos Correios, que busca formar cadastro de reserva, teve 67 mil inscritos. Segundo a Cone Sul, organizadora da seleção, 26% dos candidatos faltaram às provas. O gabarito será divulgado terça-feira. A Cone Sul classificou o incidente em Bonsucesso como "um caso isolado, e sem representatividade".

(Jornal Extra)

Nenhum comentário: