quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Especialistas da Unesco fazem tour para avaliar Centro Histórico do Rio

RIO - Especialistas em patrimônio mundial da Unesco e do Iphan visitaram ontem (22) o Centro Histórico do Rio e o Cristo Redentor. O tour avaliou o potencial da cidade para se tornar Patrimônio da Humanidade como "paisagem cultural". Desde 2001, o Rio consta na lista indicativa do Brasil ao título, mas ainda é preciso vontade política e a elaboração de um dossiê para oficializar a proposta.
O roteiro começou na Igreja de São Bento, que chamou a atenção de Nuria Sanz, responsável pela América Latina no Centro do Patrimônio Mundial da Unesco. Os especialistas passaram ainda pela Candelária, Casa França-Brasil, Praça XV, Confeitaria Colombo, Arco do Teles e Igreja do Carmo. Eles pararam nas igrejas Lapa dos Mercadores e Santa Cruz dos Militares.
Se o Rio ganhar o título de paisagem cultural urbana será a primeira cidade a ser considerada Patrimônio da Humanidade por essa característica. Até hoje, apenas Buenos Aires tentou um reconhecimento nesse critério, mas a candidatura não foi à frente por um parecer negativo da ONG Icomos (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), que atua junto à Unesco.
(O Globo online)

Nenhum comentário: