
RIO - Mais recente programa socioeducativo da Guarda Municipal, o “Por Dentro da Quinta” oferece visitas gratuitas guiadas por guardas municipais pelos principais pontos turísticos e históricos da Quinta da Boa Vista, residência oficial das Famílias Real e Imperial até 1889. No roteiro de cerca de duas horas, os visitantes percorrerem parte da área externa, em uma verdadeira aula-passeio com orientações sobre o Paço de São Cristóvão, antigo palácioe hoje Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Fruto da parceria entre Guarda Municipal e Riotur, o projeto acabou envolvendo a Secretaria de Meio Ambiente, a Fundação RIOZOO e o Museu Nacional/UFRJ. Durante o passeio, o visitante recebe informações sobre a arquitetura, as grutas e lagos artificiais, projetados pelo paisagista francês Auguste Glaziou entre 1866 e 1876 para embelezar o parque. A Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques urbanos da cidade e também abriga o Jardim Zoológico.
Treinamento
O projeto contou com curso de capacitação com aulas teóricas e práticas para 12 GMs, selecionados entre 30 voluntários. Ministradas por instrutores da Academia da Guarda e professores da UFRJ, as aulas foram realizadas no Museu Nacional e na área externa do parque. Entre as disciplinas, história da Família Real, turismo, oratória, relações com o público, educação física, língua portuguesa e preservação ambiental.
(JB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário