quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lei Seca: 91% dos motoristas apoiam operação

Cerca de 91% dos motoristas abordados apoiam as ações da Operação Lei Seca. O dado é de uma pesquisa feita pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, 91,7% do total acreditam que a ação é uma questão de saúde pública e também contribui para a segurança dos locais onde é realizada.
O estudo identificou que a operação está produzindo mudanças de comportamento no Rio. No início da ação, em março de 2009, 12% dos motoristas se recusavam a soprar o etilômetro. Hoje, apenas 1,4% dos condutores se negam a fazer o teste.
Desenvolvida por alunos da Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ), a pesquisa foi realizada em blitzes da Operação Lei Seca nos bairros de Copacabana, Botafogo e Barra da Tijuca, entre junho e agosto de 2010. O objetivo inicial era registrar a percepção da população em relação à operação, mas os pesquisadores verificaram, por exemplo, que 95% dos motoristas que se submetem ao teste não ingeriram bebida alcoólica. E que apenas 6,5% dos condutores diz voltar para casa dirigindo depois de beber. Outros afirmaram eleger ‘o amigo da vez’ ou pegar carona, mas grande parte afirmou que prefere pegar um táxi (38,6%).
A partir do levantamento, também foi possível traçar um perfil dos motoristas: a grande maioria é homem (80%), entre 20 e 40 anos (66%), solteiro (58%) e tem escolaridade em nível superior (67%).
Agência Rio e Redação

Nenhum comentário: