quarta-feira, 19 de junho de 2013

Protesto em São Gonçalo termina em confusão

A exemplo da manifestação histórica que reuniu 100 mil pessoas no Centro do Rio nesta segunda-feira, o protesto contra o aumento da tarifa nos ônibus em São Gonçalo, na Região Metropolitana, acabou em confusão na noite desta terça-feira (18).

Por volta das 19h25, mais de 5 mil manifestantes começaram a se dispersar pela região. No entanto, um pequeno grupo de 50 pessoas começou a quebrar vidraças nas esquinas das Avenidas Nilo Peçanha com Presidente Kennedy, local do fim do protesto.

Entre as ações, os manifestantes deprederam agências bancárias, atearam fogo em uma caçamba de lixo e arrancaram uma cabine telefônica do lugar, além de quebrar vidraças próximas como as da unidade do Sesc/Senais e chutar portas de lojas de departamentos e cones pelas ruas.

Policiais do 7º BPM (São Gonçalo) reagiram com bombas de efeito moral, mas o grupo revidou lançando malvinas em direção aos PMs. Jovens com panos no rosto gritavam "Acabou o amor, isso aqui vai virar o inferno". 

Os presentes deprederam o prédio do TRE, lanchonetes, picharam muros e lojas e promoveram correria em ruas próximas. Até o momento, 20 deles foram detidos em flagrante depredando lojas. Os manifestantes pediram que eles fossem liberados, mas a PM não cedeu. Duas pessoas ficaram feridas por balas de borracha.

Bianca de Oliveira, 18 anos, está com uma marca na perna direita por conta de um bomba de efeito moral que a atingiu. "Estava acompanhando a manifestação quando a polícia começou a jogar bombas. Ainda tacaram spray de pimenta no meu rosto. Agiram com violência", relatou. (ODia/Redação)

Nenhum comentário: