segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Portadores de doença celíaca tem atendimento gratuito na UFF

Portadores de doença celíaca, que possuem intolerância alimentar ao glúten, podem fazer acompanhamento no ambulatório de nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF).   A doença celíaca é uma patologia crônica, causada por fatores genéticos, imunológicos e ambientais, que provoca intensa reação inflamatória na mucosa do intestino delgado a cada vez que este é exposto a alimentos que contenham glúten,  que está presente em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e a aveia.. E,  o objetivo do programa da universidade é realizar o controle de sua progressão e seus sintomas.
O tratamento é realizado exclusivamente pela dieta terapêutica. O paciente terá um cardápio planejado que além de cortar alimentos com glúten, irá corrigir possíveis carências nutricionais.  Durante o atendimento, o nutricionista avalia os alimentos ingeridos pelo portador e seu estado nutricional e orienta o preparo dos alimentos e para a leitura dos rótulos dos produtos alimentícios.
As consultas são gratuitas, mas os interessados precisam apresentar exames médicos que comprovem serem portadores de doença celíaca. Outras informações, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone(21) 2629-9850 (UFF/Redação)

Nenhum comentário: