quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Segurança do Rock in Rio terá quase 2 mil policiais e máscara está vetada

A Polícia Civil divulgou nesta terça-feira (9) que atuará em todos os dias do Rock in Rio com 15 postos de atendimento ao público, localizados dentro e fora da cidade do Rock, com Delegacia Móvel, ônibus de custódia para eventuais prisões, e reforço do efetivo nas delegacias responsáveis pela região. Ao todo, 910 agentes trabalham durante os sete dias do festival, além de 1 mil policiais militares. Segundo a PM, que também divulgou o esquema de segurança do evento nesta terça, mascarados não poderão entrar no festival.

O posto da Polícia Civil na Cidade do Rock trabalhará pela primeira vez em sincronia com o sistema de achados e perdidos do festival. Caso um espectador perca um documento ou pertence, tendo registrado a ocorrência em um dos postos, os agentes da Polícia Civil poderão consultar o sistema de achados e perdidos do evento.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, a Delegacia Móvel estará no Riocentro, funcionando integrada a cinco contêineres: um da perícia médica e química, outro da perícia de documentos e Setor de Identificação Policial (SIP), outro do Instituto de Identificação Félix Pacheco (IFP), que oferece a estrutura para a identificação de pessoas encaminhadas para averiguação, um da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e o dos flagrantes. Isso garantiria uma estrutura completa de delegacia tradicional.
Ainda de acordo com a assessoria, o trabalho será feito em conjunto com o Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos, do Tribunal de Justiça.
A Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos (DFAE) fiscalizará o armamento e explosivos, inclusive os usados nos shows. Em caso de ameaças de artefato explosivo, o Esquadrão Antibombas estará de prontidão.
A Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol) assume o papel de fiscalizar o trabalho dos agentes escalados para o evento e possíveis excessos de policiais, no acesso ao local.
Além de toda a estrutura, o Núcleo de Apoio aos Grandes Eventos (NAGE) também atuará dentro e fora da Cidade do Rock, no combate a cambistas e venda de bebidas alcoólicas para menores. A Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) ajudará na cautela de armas.
As 16ª DP (Barra da Tijuca), 32ª DP (Taquara) e 42ª DP (Recreio) estarão com reforço de efetivo. (G1/Redação)

Nenhum comentário: