quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Exposição no Rio de Janeiro conta a história da rede

 Rio de Janeiro recebeu nesta terça-feira, 14 de janeiro, a exposição "No balanço da rede", que mostra a trajetória da primeira peça do mobiliário brasileiro. De origem indígena, as redes se espalharam pelo mundo e são consideradas patrimônio nacional. A exposição tem entrada gratuita e acontece no Caixa Cultural.
A exposição deve reunir peças que foram produzidas em comunidades indígenas, tramadas em fibras como buriti, carnaúba e tucum. Vão ser expostas também redes com "varandas" de crochê e bordados, que surgiram na época da "casa-grande", quando então passaram a ser tecidas em algodão.
A mostra também deve apresentar exemplos selecionados da produção semi-industrial, fonte de subsistência para muitas famílias e cidades no Brasil. Com uma montagem lúdica e divertida, as redes aparecem entre plantas e objetos de arte popular.
A rede tem sua certidão de nascimento na Carta de Pero Vaz de Caminha, e é citada por outros diversos viajantes que falam sobre ela, como Anchieta e Padre Antonio Vieira. Assim como escritores da literatura brasileira, como Gilberto Freyre e Sergio Buarque de Holanda.
A exposição tem curadoria de Denise Mattar e consultoria do pesquisador alemão Joseph Köpf, e vai até dia 23 de fevereiro. (CaixaCultural/Redação)

Nenhum comentário: