quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Ônibus que circulam no Centro do Rio terão mudança de itinerários e pontos finais

A partir do dia 1º de novembro, linhas de ônibus municipais, intermunicipais e executivas que circulam no Centro do Rio terão itinerários alterados e pontos finais transferidos para outros locais. A mudança foi apresentada à imprensa pela Secretaria municipal de Transportes na manhã desta quinta-feira. De acordo com o secretário Alexandre Sansão, os passageiros serão orientados nos próximos dias através de distribuição de panfletos e sinalização.

— O objetivo é dar mais fluidez às linhas que circulam no Centro e evitar que ônibus circulem vazios em algumas ruas. À medida que as obras na área Central avançam, também é preciso racionalizar essas linhas. Temos um acordo com o Ministério Público de que isso deve ser feito até o final do ano. Já fizemos uma boa parte desse reordenamento e estamos agora em mais uma etapa importante — explica Sansão.

Tanto as linhas intermunicipais quanto as municipais, que fazem ponto final em locais como a Avenida Augusto Severo, o Passeio Público e a Avenida Chile, terão os terminais transferidos para a Avenida Presidente Vargas e a Rua Camerino. Com isso, os ônibus deixarão de circular por ruas internas de outros bairros do Centro e irão trafegar apenas na Avenida Presidente Vargas.

— O ponto terminal é uma posição estratégica para as pessoas terem um acesso fácil e adequado e pegar o ônibus vazio. Claro que o itinerário fica simplificado. A maior parte dos passageiros já está próximo à Av. Presidente Vargas, então uma caminhada de cinco a dez minutos já vai ser suficiente para chegar ao ponto final. Hoje as pessoas já têm que caminhar para os pontos finais, a diferença é que agora terão que caminhar para a Av. Presidente Vargas — diz o secretário.

Apesar da concentração de linhas e pontos terminais na Avenida Presidente Vargas, Alexandre Sansão garante que tal mudança não irá agravar o trânsito na principal via do Centro.

— Segundo estudos da secretaria, a Av. Presidente Vargas teve seu volume de trafego reduzido por causa do fechamento do Mergulhão e do fim da Perimetral, o que permite que coloquemos esses pontos terminais em locais onde, inclusive, já havia pontos de ônibus. (Extra/Redação)



Nenhum comentário: