
(Bom Dia Rio)
Passageiros das barcas que saem da estação de Niterói causaram tumulto, nesta sexta-feira, em decorrência do atraso na saída das embarcações para o Rio. Revoltados, usuários quebraram os vidros do catamarã e o aparelho de TV.
Policiais do 12º BPM (Niterói) prenderam em flagrante, no fim da noite de quinta-feira, um homem acusado de vender drogas, ao lado de uma escola municipal, em Ponta Negra, Distrito de Maricá, na Região dos Lagos. Uma denúncia anônima levou os PMs até Márcio Matos Rodrigues, de 31 anos, na Rua Simão Luiz da Costa, no Lote 4, Casa 5. Segundos os policiais, o acusado vendia drogas em uma casa, ao lado de uma escola. Com ele foram encontrados 42 sacolés de cocaína. O caso foi registrado na 82ª DP (Maricá). (O Dia Online)
Vice-presidente da OAB-RJ
Rio - O presidente Lula já se revelou, em diversas ocasiões, um governante falastrão, que, apesar da imensa responsabilidade, como primeiro mandatário do Brasil, faz comentários infelizes e desastrosos.
Sua última derrapada foi numa solenidade em que foi sancionado o plano de cargos e salários dos policiais militares e bombeiros do Distrito Federal. Ele disse ter certeza de que “a única hipótese de a gente não ter um policial levando propina da bandidagem é o policial ganhar o suficiente para cuidar de sua família”.
Não há dúvida de que servidores públicos e profissionais de outras categorias ganhando salários dignos ficam menos tentados a se corromper. No entanto, esse raciocínio simplista expresso pelo presidente da República pode levar a outro entendimento ainda mais rasteiro: o de que toda pessoa que ganha mal tem tudo para ser corrupto.
É não só rasteiro como perigoso, por, indiretamente, justificar de antemão qualquer deslize ético. E é também injusto para com a maioria da população brasileira, que ainda ganha muito pouco para sobreviver honestamente.
Acima de tudo, o raciocínio do presidente Lula é falso, porque os grandes casos de corrupção na história brasileira recente são de figurões ligados aos três Poderes constituídos e ao empresariado mais rico do país. O caso mais recente envolveu senadores e diretores do Senado regiamente pagos pelo erário Público.
No meio de advogados, justamente para coibir ações escusas, temos um Código de Ética de Disciplina que prevê punições para infrações, sobretudo a falta de prestação de contas ao cliente. Pobre ou mal pago não é sinônimo de corrupto.