









Búzios realiza nesta sexta-feira (30) durante todo o dia uma grande ação ambiental e social no balneário: a Gincana da Limpeza da Lagoa de Geribá. O projeto vai mobilizar moradores do entorno da Lagoa, 60 alunos do ensino fundamental de duas escolas da rede pública de ensino e, ainda, a população interessada na preservação deste importante ecossistema na limpeza manual da orla e no plantio de mudas nativas da região. A Lagoa vai receber diferentes espécies de árvores frutíferas, entre elas, a aroeira e a pitangueira. Ao todo serão plantadas 60 mudas. A escolha das espécies também se deu devido à grande quantidade de pássaros que se alimentam dos frutos dessas árvores. A gincana começa às nove da manhã e nesta primeira etapa, um quilômetro de orla da Lagoa vai ser limpo. Além do reflorestamento, o local também vai ganhar placas informativas que visam a manutenção da limpeza do local. Serão recolhidos materiais que levam centenas de anos para se decompor no meio ambiente como plásticos, garrafas PET e latas.Além de limpar e preservar a Lagoa, a Gincana tem o propósito maior de conscientização, por isso engloba moradores e crianças de escolas municipais. A partir do cuidado, os alunos se tornam responsáveis e multiplicadores da consciência ambiental. (Agencia Rio de Noticias)
Depois de uma operação ontem, quarta-feira (28), para ocupar o Morro do Borel e outras seis favelas da Tijuca, envolvendo 250 PMs, que preparam o terreno para a instalação de mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, prometeu pacificar outras favelas da região, citando entre os próximos alvos o Salgueiro, também no bairro, e o Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Sem querer fixar datas ou a sequência de favelas que serão ocupadas, o secretário adiantou que o projeto só estará completo quando o tráfico em comunidades-chave do bairro for neutralizado. (O Globo Online)
Mesmo com uma chuva muito forte que prejudicou o campo da batalha, o Mengão do Imperador venceu por 1 a 0 o duelo contra o Timão de Ronaldo. Adriano, de pênalti, deu o golpe que jogou o adversário na lona. E olha que o Flamengo teve um jogador expulso - Michael - aos 36 minutos do primeiro tempo. Ronaldo foi muito vaiado, xingado e não viu a cor da bola. Na volta, quarta-feira que vem, no Pacaembu, o Flamengo se classifica até com derrota. Basta marcar um e perder por apenas um gol de diferença. O empate também dá a vaga ao Rubro-Negro. (O Dia Online)O consórcio formado por Techint e Andrade Gutierrez foi o vencedor da licitação aberta pela Petrobras para a construção de uma unidade de coque do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). Segundo a estatal, o valor final do contrato é de R$ 1,89 bilhões.
A Petrobras informou ainda que a subsidiária Comperj Participações assinou contrato com a SMU Energia e Serviços de Utilidades para a criação de uma nova empresa, a Companhia de Desenvolvimento de Plantas de Utilidades (CDPU), que irá analisar a execução do projeto da Central de Utilidades do Comperj.
A CDPU terá 20% de participação da Comperj Participações e 80% da SMU, empresa brasileira com participação da Sembcorp Utilities PTE Ltd (Cingapura), através de sua subsidiária integral Sembcorp Utilities (BVI) Pte Ltd, Mitsui & Co. Ltd. (Japão) e Utilitas Participações S.A. (Brasil).
“O projeto da Central de Utilidades compreende as unidades de fornecimento de energia elétrica, fornecimento de vapor, tratamento de água e efluentes, bem como fornecimento de hidrogênio”, informou a estatal, em nota.
O Comperj, localizado no estado do Rio de Janeiro, prevê ainda a construção de uma refinaria, unidades petroquímicas de primeira e de segunda geração, e tem previsão para começar a operar no segundo semestre de 2013.
Dois falsos médicos bolivianos e um falso enfermeiro brasileiro foram presos em Copacabana, na Zona Sul do Rio, no fim desta quarta-feira (28), por policiais civis da Delegacia Especial de Apoio ao Turista (DEAT) quando prestavam serviços médicos em Unidades de Terapia Intensiva Móvel (UTI Móvel). A informação foi divulgada na manhã desta quinta (29) pela Polícia Civil do Rio.
Segundo o delegado, Fernando Vila Pouca, os bolivianos Carlos Leon Anibarro, de 46 anos, José Marcelo Soliz Lopes, de 43 anos, e o brasileiro José Francisco de Oliveira, de 64 anos, foram presos quando trabalhavam fazendo remoção de pacientes para hospitais particulares na cidade do Rio de Janeiro.
O delegado informou ainda que na UTI foram apreendidos medicamentos com data de validade vencida. Os falsos médicos foram presos pela prática dos crimes de exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica. O falso enfermeiro foi indiciado pela prática do crime de exercício ilegal de profissão.

O Deputado Federal Arolde de Oliveira registrou no Plenário da Câmara nota contra o PNDH-3 de importante segmento da Igreja Católica no Rio de Janeiro. Ele justificou:
"A terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3, aprovado pelo Decreto nº. 7.037, de 21 de dezembro de 2009, institui, sutil e sistematicamente, inúmeras medidas para desconstruir os padrões e valores sociais, políticos, éticos e morais sobre os quais estão assentados a democracia representativa, o estado de direito e as liberdades individuais e coletivas do povo brasileiro.
As igrejas cristãs, comprometidas que são com os valores éticos e morais, tem se pronunciado de público contrariamente ao PNDH-3, como é o caso de evangélicos, católicos, entre tantos. Vale registrar porque é densa e oportuna a NOTA oficial de importante segmento da Igreja Católica no Rio de Janeiro". Em seguida, Arolde de Oliveira leu a nota que a Pastoral Católicos na Política, do Rio, distribuiu à imprensa, segunda-feira passada. (Redação)



.jpg)
.jpg)
O Circuito Bossa Nova, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, traz a cantora Dóris Monteiro nesta segunda-feira (26), às 19h30, à Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Intérprete da fase áurea do rádio, a cantora colecionou grandes sucessos ao lado de ícones como Dalva de Oliveira e Ângela Maria, para depois dedicar sua voz à bossa nova. No repertório do show estão canções como Dó Ré Mi, Mocinho Bonito, O Que Eu Gosto em Você e Mudando de Conversa. A cantora também vai revisitar clássicos da MPB como Ronda, Caminhemos, Conversa de Botequim e Banca do Distinto.
A internet passou a ser mesmo uma grande aliada da Polícia Militar do Rio no combate à criminalidade. Estimulados pelo comandante-geral, o coronel Mário Sérgio Duarte, um dos primeiros oficiais a utilizar blogs para propagar suas idéias, outros militares começaram a se sentir à vontade diante das ferramentas tecnológicas. O coronel Mário Sérgio mostra intimidade com a ferramenta. No “Idéias e ações”, sua página pessoal, ou no “Blog do 01”, onde se manifesta como comandante, reúne seus artigos com abordagens filosóficas, comentários sobre posturas da corporação e algumas polêmicas. Mário Sérgio garante ainda que sua idéia é ampliar o uso do sistema para aproximar a Polícia Militar da população.“O Centro de Comunicação e Informática da PM está desenvolvendo uma série de projetos de inclusão digital da corporação e de inserção nas redes sociais. E cada comandante de batalhão tem a autonomia necessária para criar formas de comunicação online com os integrantes dos conselhos comunitários e com os moradores em geral. Muitos já fazem isso com eficiência”, declara. (G1)


.jpg)




.jpg)
A SuperVia afirmou que os motivos do descarrilamento do trem em Deodoro, na manhã desta sexta-feira (16), só serão conhecidos em 30 dias. De acordo com o diretor de operações da empresa, João Gouveia, cinco técnicos formam uma comissão para apurar as causas do acidente e apresentar um laudo.
O Rio de Paz realiza neste sábado (17) protesto para denunciar as condições precárias de habitação das comunidades pobres da região metropolitana da capital fluminense. Utilizando escombros de casas destruídas pelas chuvas, a organização vai erguer um barraco nas areias de Copacabana - Zona Sul da cidade - reproduzindo as limitações de infraestrutura, saneamento e segurança das moradias situadas nessas regiões. Ao meio-dia, haverá uma dramatização com moradores de comunidades.“Vamos levar para a praia o cenário que se encontra na favela, com línguas negras e barracos perfurados por balas. Será uma fotografia da realidade desses locais para lembrar que todos têm direito a viver com dignidade”, explica o diretor executivo do Rio de Paz, Antônio Carlos Costa.
O objetivo é pedir às autoridades públicas que dêem tratamento prioritário, dentro do cronograma de obras das Olimpíadas, à construção de moradias para a população de baixa renda. A reivindicação estará expressa em uma enorme faixa estendida no local com os dizeres: “O cronograma de obras para as Olimpíadas deve começar pela construção de moradia para o pobre”. (Agência Rio de Notícias)
A coordenação do serviço de atendimento de Emergência 190 da Polícia Militar do Rio está preparando um folder para esclarecer a população que o trote é crime e que o serviço conta com aparelho de identificação de chamadas que permite a localização de onde a ligação está sendo feita.O objetivo é coibir o mau uso do sistema de atendimento de emergência e para isso a polícia está desenvolvendo programas de esclarecimento e reeducação do uso do serviço 190, o que tem feito o número de trotes ser minimizado. O panfleto esclarece ainda que o serviço deve ser utilizado somente para atender a solicitações emergenciais, já que a grande a maioria das ligações, quando não é trote, é pedido de informação.
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) realizará audiência pública sobre trabalho escravo e superexploração do trabalho pelas usinas de cana-de-açúcar.
O debate será realizado nesta sexta-feira (16), às 14h, na Câmara de Vereadores do município de Campos dos Goytacazes - norte fluminense - na Avenida Alberto Torres.
O presidente da comissão, deputado Marcelo Freixo (PSol), destacou que, no ano de 2009, Campos liderou o índice de trabalho escravo no Brasil.
Segundo o parlamentar, o Grupo J. Pessoa, dono da Usina Santa Cruz e de maior reincidência em trabalho escravo e crimes trabalhistas, assim como o Grupo Othon, dono das Usinas Barcelos e Cupim, também reincidente nessas práticas, fecharam suas usinas sem cumprir os direitos trabalhistas, deixando mais de 2 mil trabalhadores desempregados e em estado de miséria.
Entre os convidados para a discussão está o Comitê Popular de Erradicação do Trabalho Escravo do Norte Fluminense.

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos dará início nesta quarta-feira (14) à operação de emergência para recuperação de vias do Rio que tenham sido atingidas pelas fortes chuvas. A programação de ações inclui operação tapa-buracos, recuperação da pavimentação e calçamento e reparos e limpeza da rede de drenagem. A meta é tapar 160 mil buracos no prazo de 60 dias. “A concentração de esforços está nos pontos críticos da cidade e vias de maior circulação. Vamos atender demandas emergenciais para depois voltarmos ao trabalho de melhoria contínua na cidade”, afirmou o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório. Segundo ele, a partir da próxima semana o trabalho ganhará velocidade com o completo reforço de homens e máquinas. (Ag. Rio de Notícias)HEMORIO: Rua Frei Caneca 8, no Centro. Tel: 2299-9442 (ramal 2270). De domingo a domingo, das 7h às 18h
HOSPITAL GERAL DE JACAREPAGUÁ: Avenida Menezes Cortes 3245, em jacarepaguá. Tel: 2425-2255 (ramal 343). De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
HOSPITAL DOS SERVIDORES DO ESTADO: Rua Sacadura Cabral 178, na Saúde. Tels: 2291-3131 (ramal 3683) / 2213-2502. De segunda a sexta-feira, das 7h30m às 14h
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO: Avenida Brigadeiro Trompowsky s/n°, 3° andar, no Fundão, Ilha do Governador. Tels: 2562-2706/ 2562-2312. De segunda a sexta-feira, das 7h30m às 13h30m
HOSPITAL CENTRAL DA POLÍCIA MILITAR: Rua Estácio de Sá 20, Estácio. Tel: 3399-2508. De segunda a sexta-feira, das 7h às 12h
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO: Rua 28 de Setembro 77, Vila Isabel. Tels: 2587-6100 R.6612/ 2587-6612/ 2587-6234. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER: Praça da Cruz Vermelha 23, no Centro. Tels: 2506-6021/ 2506-6022. De segunda a sexta-feira, das 7h30m às 14h30m. Sábado, de 8h às 12h
INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA DE LARANJEIRAS: Rua das Laranjeiras 374, em Laranjeiras. Tel: 2285-3344 (ramal 2215). De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO: Avenida Londres 616, em Bonsucesso. Tel: 2561-3473. De segunda a sexta-feira, das 7h30m às 12h
HOSPITAL DA AERONÁUTICA DOS AFONSOS: Avenida Marechal Fontenele 1628, em Sulacap. Tels: 3369-9763/ 3369-9859/ 3369-6763. De segunda a sexta-feira, das 7h30m às 12h
(Extra Online)