


O consórcio formado por Techint e Andrade Gutierrez foi o vencedor da licitação aberta pela Petrobras para a construção de uma unidade de coque do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). Segundo a estatal, o valor final do contrato é de R$ 1,89 bilhões.
A Petrobras informou ainda que a subsidiária Comperj Participações assinou contrato com a SMU Energia e Serviços de Utilidades para a criação de uma nova empresa, a Companhia de Desenvolvimento de Plantas de Utilidades (CDPU), que irá analisar a execução do projeto da Central de Utilidades do Comperj.
A CDPU terá 20% de participação da Comperj Participações e 80% da SMU, empresa brasileira com participação da Sembcorp Utilities PTE Ltd (Cingapura), através de sua subsidiária integral Sembcorp Utilities (BVI) Pte Ltd, Mitsui & Co. Ltd. (Japão) e Utilitas Participações S.A. (Brasil).
“O projeto da Central de Utilidades compreende as unidades de fornecimento de energia elétrica, fornecimento de vapor, tratamento de água e efluentes, bem como fornecimento de hidrogênio”, informou a estatal, em nota.
O Comperj, localizado no estado do Rio de Janeiro, prevê ainda a construção de uma refinaria, unidades petroquímicas de primeira e de segunda geração, e tem previsão para começar a operar no segundo semestre de 2013.
Dois falsos médicos bolivianos e um falso enfermeiro brasileiro foram presos em Copacabana, na Zona Sul do Rio, no fim desta quarta-feira (28), por policiais civis da Delegacia Especial de Apoio ao Turista (DEAT) quando prestavam serviços médicos em Unidades de Terapia Intensiva Móvel (UTI Móvel). A informação foi divulgada na manhã desta quinta (29) pela Polícia Civil do Rio.
Segundo o delegado, Fernando Vila Pouca, os bolivianos Carlos Leon Anibarro, de 46 anos, José Marcelo Soliz Lopes, de 43 anos, e o brasileiro José Francisco de Oliveira, de 64 anos, foram presos quando trabalhavam fazendo remoção de pacientes para hospitais particulares na cidade do Rio de Janeiro.
O delegado informou ainda que na UTI foram apreendidos medicamentos com data de validade vencida. Os falsos médicos foram presos pela prática dos crimes de exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica. O falso enfermeiro foi indiciado pela prática do crime de exercício ilegal de profissão.
O Deputado Federal Arolde de Oliveira registrou no Plenário da Câmara nota contra o PNDH-3 de importante segmento da Igreja Católica no Rio de Janeiro. Ele justificou:
"A terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3, aprovado pelo Decreto nº. 7.037, de 21 de dezembro de 2009, institui, sutil e sistematicamente, inúmeras medidas para desconstruir os padrões e valores sociais, políticos, éticos e morais sobre os quais estão assentados a democracia representativa, o estado de direito e as liberdades individuais e coletivas do povo brasileiro.
As igrejas cristãs, comprometidas que são com os valores éticos e morais, tem se pronunciado de público contrariamente ao PNDH-3, como é o caso de evangélicos, católicos, entre tantos. Vale registrar porque é densa e oportuna a NOTA oficial de importante segmento da Igreja Católica no Rio de Janeiro". Em seguida, Arolde de Oliveira leu a nota que a Pastoral Católicos na Política, do Rio, distribuiu à imprensa, segunda-feira passada. (Redação)
A SuperVia afirmou que os motivos do descarrilamento do trem em Deodoro, na manhã desta sexta-feira (16), só serão conhecidos em 30 dias. De acordo com o diretor de operações da empresa, João Gouveia, cinco técnicos formam uma comissão para apurar as causas do acidente e apresentar um laudo.
“Vamos levar para a praia o cenário que se encontra na favela, com línguas negras e barracos perfurados por balas. Será uma fotografia da realidade desses locais para lembrar que todos têm direito a viver com dignidade”, explica o diretor executivo do Rio de Paz, Antônio Carlos Costa.
O objetivo é pedir às autoridades públicas que dêem tratamento prioritário, dentro do cronograma de obras das Olimpíadas, à construção de moradias para a população de baixa renda. A reivindicação estará expressa em uma enorme faixa estendida no local com os dizeres: “O cronograma de obras para as Olimpíadas deve começar pela construção de moradia para o pobre”. (Agência Rio de Notícias)
A coordenação do serviço de atendimento de Emergência 190 da Polícia Militar do Rio está preparando um folder para esclarecer a população que o trote é crime e que o serviço conta com aparelho de identificação de chamadas que permite a localização de onde a ligação está sendo feita.O objetivo é coibir o mau uso do sistema de atendimento de emergência e para isso a polícia está desenvolvendo programas de esclarecimento e reeducação do uso do serviço 190, o que tem feito o número de trotes ser minimizado. O panfleto esclarece ainda que o serviço deve ser utilizado somente para atender a solicitações emergenciais, já que a grande a maioria das ligações, quando não é trote, é pedido de informação.
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) realizará audiência pública sobre trabalho escravo e superexploração do trabalho pelas usinas de cana-de-açúcar.
O debate será realizado nesta sexta-feira (16), às 14h, na Câmara de Vereadores do município de Campos dos Goytacazes - norte fluminense - na Avenida Alberto Torres.
O presidente da comissão, deputado Marcelo Freixo (PSol), destacou que, no ano de 2009, Campos liderou o índice de trabalho escravo no Brasil.
Segundo o parlamentar, o Grupo J. Pessoa, dono da Usina Santa Cruz e de maior reincidência em trabalho escravo e crimes trabalhistas, assim como o Grupo Othon, dono das Usinas Barcelos e Cupim, também reincidente nessas práticas, fecharam suas usinas sem cumprir os direitos trabalhistas, deixando mais de 2 mil trabalhadores desempregados e em estado de miséria.
Entre os convidados para a discussão está o Comitê Popular de Erradicação do Trabalho Escravo do Norte Fluminense.
HEMORIO: Rua Frei Caneca 8, no Centro. Tel: 2299-9442 (ramal 2270). De domingo a domingo, das 7h às 18h
HOSPITAL GERAL DE JACAREPAGUÁ: Avenida Menezes Cortes 3245, em jacarepaguá. Tel: 2425-2255 (ramal 343). De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
HOSPITAL DOS SERVIDORES DO ESTADO: Rua Sacadura Cabral 178, na Saúde. Tels: 2291-3131 (ramal 3683) / 2213-2502. De segunda a sexta-feira, das 7h30m às 14h
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO: Avenida Brigadeiro Trompowsky s/n°, 3° andar, no Fundão, Ilha do Governador. Tels: 2562-2706/ 2562-2312. De segunda a sexta-feira, das 7h30m às 13h30m
HOSPITAL CENTRAL DA POLÍCIA MILITAR: Rua Estácio de Sá 20, Estácio. Tel: 3399-2508. De segunda a sexta-feira, das 7h às 12h
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO: Rua 28 de Setembro 77, Vila Isabel. Tels: 2587-6100 R.6612/ 2587-6612/ 2587-6234. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER: Praça da Cruz Vermelha 23, no Centro. Tels: 2506-6021/ 2506-6022. De segunda a sexta-feira, das 7h30m às 14h30m. Sábado, de 8h às 12h
INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA DE LARANJEIRAS: Rua das Laranjeiras 374, em Laranjeiras. Tel: 2285-3344 (ramal 2215). De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO: Avenida Londres 616, em Bonsucesso. Tel: 2561-3473. De segunda a sexta-feira, das 7h30m às 12h
HOSPITAL DA AERONÁUTICA DOS AFONSOS: Avenida Marechal Fontenele 1628, em Sulacap. Tels: 3369-9763/ 3369-9859/ 3369-6763. De segunda a sexta-feira, das 7h30m às 12h
(Extra Online)